Castanha-do-Brasil

 

É a semente da árvore amazônica denominada Castanheira (Bertholletia excelsa HBK), conhecida e consumida mundialmente. A castanha-do-Brasil (castanha-do-Pará) é a principal fonte de selênio da natureza e, devido às suas qualidades nutricionais, é indicada por profissionais da saúde como dieta saudável, fortalecendo o sistema imunológico. 

Produto Orgânico

ECONUT é certificada como produto orgânico brasileiro pelo TECPAR (Instituto de Tecnologia do Paraná). 

Qualidade

A castanha-do-Brasil ECONUT é cultivada na Fazenda Aruanã, em Itacoatiara, AM, há 40 anos. ECONUT é garantida porque é colhida de árvores plantadas cujos genótipos são selecionados pela Embrapa e pela Aruanã, sendo cultivadas organicamente sem adubos químicos nem defensivos. A cadeia produtiva é rigorosa e tecnicamente controlada na Fazenda Aruanã, desde a colheita até a embalagem final, que foi especialmente projetada para assegurar durabilidade e manutenção das qualidades naturais da castanha. 

Análise de Aflatoxinas

A pós-colheita, até a embalagem final, é rigorosamente controlada e feita na própria Fazenda Aruanã. Toda a produção de cada safra anual de ECONUT é analisada em laboratório próprio e os testes indicam ausência de aflatoxinas. 

 Em 14 de agosto de 2009 a análise de amostras de ECONUT efetuada no laboratório da USP (Instituto de Ciências Biomédicas, Departamento de Microbiologia, Laboratório de fungos, toxigênicos e micotoxicinas), sob a responsabilidade do Prof. Dr. Benedito Corrêa, indicou ausência de aflatoxinas.

Análise Nutricional

ECONUT possui valores nutritivos homogêneos e controlados, pois tem a mesma origem genética e é oriunda unicamente da região que produz castanhas com o teor excelente de selênio para a saúde humana. Dessa forma, ECONUT permite o controle correto das doses diárias recomendadas e as análises da USP indicam que uma ECONUT por dia supre perfeitamente as necessidades de selênio do organismo.

Informação Nutricional (em 100 g de amostras secas) 

Análise das castanhas ECONUT efetuada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, em 8 de Agosto de 2007, sob responsabilidade da Profª Drª Silvia Maria Franciscato Cozzolino.

a L = lipídio, P = proteína, C = carboidrato

b National Research Council

c Association of Official Analytical Chemists. Official Methods of Analysis of AOAC Internacional, 16ª Ed.,1995

d A porcentagem de carboidratos (totais) foi calculada por meio da diferença entre 100 e a soma das porcentagens de umidade, cinzas, proteínas e lipídios

Espectrometria de absorção atômica com geração de hidretos acoplados a celas de quartzo                                        

Embalagem Final

ECONUT é sempre embalada na atmosfera modificada, o que propicia 2 anos de vida (shelf life).

Exemplo: Safra 2021, validade dez. 2023.